Vereador

FRANCISCO RONIVALDO RODRIGUES (RONI)
Vereador nos mandatos 2005/2008, 2009/2012,2017/2020,Vice-Prefeito no exercício de 2013/2016. Assumiu novamente mandato como vereador para o exercício 2021/2024. Assumindo a Presidência da Câmara em 2021. Está em seu 4º mandato para vereador. Conhecido como Roni do Chapadão, é natural de São Sebastião do Paraíso, nascido em 1972, reside no Bairro Rural Chapadão, município de Fortaleza de Minas-MG. Casado com Antonia da Silva Rodrigues com quem tem dois filhos e uma filha. Exerce atividades rurais.

Requerimentos
050/2024 / AO EXECUTIVO Requer seja realizada a reconstrução de ponte a qual caiu devido ao excesso de chuvas, ponte esta que liga o Bairro Chapadão a MG 050 próximo a Imagem de São Sebastião, pouco a frente do pedágio. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, o fato de que é por esta ponte que os moradores do referido Bairro passam para chegar na Rodovia acima citada.
049/2024 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer que assim que possível seja destinada máquina patrol ao Bairro Chapadão para fazer manutenção, principalmente das estradas onde trafegam veículos escolares. Requer também, seja feito cascalhamento destas estradas visando facilitar o tráfego de veículos no período chuvoso.
048/2024 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer sejam colocados dois caminhões de cascalho no trecho compreendido entre a figueira até a descida de acesso a residência da Sra. Luzia. Justifica-se o presente requerimento pelo fato de que a Sra. Luzia e o Sr. Gil saem todos os dias de manhã para trabalhar, e ainda porque o cascalho que foi colocado no referido trecho já há um bom tempo, foi retirado pela máquina que fez manutenção do local a pedido de alguém por perto, e com isso, os moradores Luzia e Gil não estão conseguindo sair da residência.
033/2024 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja feita manutenção da estrada sentido Morro do Níquel, a qual está bem precária, e necessita deste serviço, pois, pela mesma trafega ônibus de transporte de mais ou menos cinquenta funcionários da Empresa RD Terraplanagem, o qual às vezes necessita sair mais cedo para o serviço devido às complicações da referida estrada. É importante enfatizar que esta empresa está gerando muitos empregos para vários cidadãos fortalezenses, e que as más condições da estrada não é culpa da administração e nem do chefe do setor de máquinas, pois, as últimas chuvas foram fortes e praticamente todas as estradas do município estão necessitando de manutenção.
032/2024 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja feito manilhamento de trecho da estrada principal do Bairro Chapadão perto do local conhecido como Quinta dos Camargo, mais precisamente na baixada próximo do “Bar do Coxinha”, visto que a água que desce invade o referido trecho. É importante frisar que já existiu manilha naquele local, mas, com o tempo foi soterrada, se perdeu e está bem profunda. Que do jeito que está, se for feito manilhamento e cobrirem com terra e cascalho, não haverá problema de assoreamento e nem de entupimento.
027/2024 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja feita a limpeza de alguns pontos das margens da estrada principal do Bairro Chapadão, tendo em vista, vento forte o qual fez com que o referido mato caísse para a estrada. É importante ressaltar que alguns proprietários já estão cuidando das laterais de suas propriedades e que não será em todo trecho da estrada que necessitará de limpeza, por isso, levará menos tempo que o normal.
019/2024 / AO EXECUTIVO Requer o que segue: Na segunda reunião ordinária mensal, o vereador acima fez o seguinte comentário: “que na Rua onde reside o Sr. Antonio Leite, a qual se encontra com a Rua João do Prado Carvalhaes, e tem fim em frente à residência do Sr. Joãozinho Alves (irmão da Cristiane), existe poste de iluminação da Rua João do Prado Carvalhaes refletia na Rua do Sr. Antonio Leite, no entanto, na esquina está sendo construída casa que cobriu a claridade, deixando o local muito escuro. Ante o exposto, é o presente para requerer de Vossa Excelência, seja solicitada junto a CEMIG, uma visita ao local acima descrito, para verificarem a possibilidade de instalar poste de iluminação em algum ponto daquela Rua, pois, na parte baixa da mesma não há poste.
219/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja realizada a construção de caixa seca próximo do local conhecido como “Bar do Coxinha”. Enfatiza-se que o vereador já conversou com o proprietário das terras, explicou o problema tendo recebido autorização para esta construção. Salienta-se que quando da construção de tal caixa seca que a equipe de Vossa Senhoria possa entrar em contato com o vereador acima para que o mesmo possa indicar o local exato e ser construída.
218/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer assim que possível, sejam encaminhadas ao Bairro Chapadão as máquinas patrol e retroescavadeira para construção de mata burro e também para cascalhamento da estrada principal do referido Bairro. É importante frisar que este vereador deverá ser avisado com antecedência da chegada das referidas máquinas para que o mesmo possa indicar o local exato da construção do mata burro acima citado.
210/2023 / À CHEFE DO SETOR DE TRANSPORTES, COM CÓPIA AO EXECUTIVO Requer a substituição do veículo escolar que transporta alunos do Bairro Areias. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, o recebimento de reclamações referentes às más condições do referido veículo, havendo riscos de acidentes com os alunos.
200/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE FAZENDA E DESENV. ECONÔMICO DO MUNICÍPIO Requer seja verificada a possibilidade de ser realizada a limpeza (roçada) no entorno da antiga Escola José Dias, no Bairro Chapadão. O presente requerimento se justifica, visto que com o período chuvoso o mato cresceu bastante e estão acontecendo atendimentos médicos no referido local. Solicitou que caso não seja possível fazer o serviço, que seja feito contato com este vereador para que o mesmo possa fazer esta limpeza.
171/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE FAZENDA E DESENV. ECONÔMICO DO MUNICÍPIO Requer seja realizada a abertura de esgoto da estrada principal do Bairro Chapadão, pois, ocorre de a máquina abrir o referido esgoto até na cerca onde a água fica parada e não tem como atravessar. Enfatiza-se que o serviço que está sendo feito está ficando bom e que as chuvas e a falta do esgoto estão atrapalhando o mesmo.
170/2023 / AO EXECUTIVO Requer informações sobre a dívida do ex-prefeito Jovani Neferson de Souza para com o município de Fortaleza de Minas-MG. Requer ainda informações se o ex-prefeito já efetuou algum tipo de pagamento desta dívida. Em caso afirmativo, qual valor foi pago. Requer também, informações se o ex-prefeito ainda possui dívida com o município de Fortaleza. Em caso afirmativo, qual o valor correspondente a esta dívida a quitar. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, o fato de este vereador estar ouvindo muitas conversas diferentes as quais despertaram a vontade de fazer esta solicitação para saber de fato como está a situação.
162/2023 / AO EXECUTIVO E COM CÓPIA CHEFE DO SETOR DE FAZENDA E DESENV. ECONÔMICO DO MUNICÍ REQUERIMENTO Nº 162 – VEREADOR: RYAN CESAR SILVA, COM PARTICIPAÇÃO DO VEREDOR: FRANCISCO RONIVALDO RODRIGUES – AO EXECUTIVO COM CÓPIA AO CHEFE DO SETOR DE FAZENDA E DESENV. ECONÔMICO DO MUNICÍPIO – Requer seja construído ressalto na divisória do banheiro público onde é instalado chuveiro para uso de barraqueiros em épocas festivas. Requer também seja instalado ralo com caída de água direto para o mesmo saindo na rede de esgoto. O presente requerimento se justifica pelo fato de que em 2022 foi comentado que deveriam fazer serviço na divisória onde é instalado tal chuveiro, construindo ressalto com caída de água dentro do cômodo visando evitar que a mesma escoe salão adentro, mas, estava em cima da hora do início da quermesse de outubro, por isso, não deu tempo de fazer este serviço, então desta vez optou por falar com certo tempo de antecedência para que possa ser realizado.
160/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer EM REGIME DE URGÊNCIA, o cascalhamento principalmente da estrada sentido a propriedade do cidadão conhecido como “Zé da Galera”, no Bairro Chapadão, o qual precisa de estrada de qualidade para transportar sua filha para a APAE de São Sebastião do Paraíso diariamente. Justifica-se o presente requerimento tendo em vista a chegada do período chuvoso que prejudicará o transporte da cidadã. Requer ainda o cascalhamento também dos pontos mais críticos da estrada principal do referido bairro.
154/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS Requer a manutenção de mata burros nas propriedades dos senhores Nilson Duarte de Oliveira, conhecido como Nilsão, e Jaime que dá acesso as terras do Sr. Sebastião Teófilo, ambos no Bairro Chapadão.
151/2023 / AO EXECUTIVO Requer informações de quando e como será efetivada a progressão dos servidores municipais, a qual já foi reconhecida direito por sentença judicial.
97/2023 / AO EXECUTIVO Requer apesar de acreditar que não será necessário adentrar na propriedade de ninguém, requer que as margens da estrada principal do Bairro Chapadão cujo trecho seja de responsabilidade da prefeitura, sejam limpas, tendo em vista, o fato de ser uma estrada muito movimentada, a qual trafega transporte escolar seis vezes ao dia, além de outros movimentos. Enfatiza-se que há locais que estão em condições difíceis porque o serviço feito no local em 2022 foi ótimo, mas, por 2023 ter sido um ano que choveu bastante, o crescimento do mato tomou conta da estrada. Frisou que requer a limpeza das margens dentro do que for responsabilidade da prefeitura para que todos fiquem com seu direito de ir e vir sem nenhum tipo de risco ou complicações.
96/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer a reforma de dois mata burros: o primeiro da estrada do Sr. Antonio Leite de Faria que dá acesso ao sítio do Sr. conhecido como Lazão, próximo da Sra. Dalva; e o segundo na propriedade do Sr. Joaquim Medeiros. O presente requerimento se justifica, pelo fato de ter ocorrido acidente e as travessas do mata burro se quebraram.
81/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE FAZENDA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (NIVALDO ESTEVAM) Requer sejam feitos os esforços necessários no sentido de realizar a limpeza no entorno da antiga escola, dentro da quadra, e também no entorno do PSF do Bairro Chapadão.
69/2023 / AO CHEFE DO SETOR DO SETOR DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DE LIXO Requer seja verificada a possibilidade de cortar algumas palmeiras da Avenida Otávia Augusta que se encontram ocas e muito altas, havendo riscos de cair em algumas residências causando danos materiais, bem como, machucar os moradores dessas residências. É importante enfatizar a beleza das palmeiras, mas, os riscos que as mesmas podem oferecer da forma que estão são maiores.
97/2023 / AO EXECUTIVO Requer apesar de acreditar que não será necessário adentrar na propriedade de ninguém, requer que as margens da estrada principal do Bairro Chapadão cujo trecho seja de responsabilidade da prefeitura, sejam limpas, tendo em vista, o fato de ser uma estrada muito movimentada, a qual trafega transporte escolar seis vezes ao dia, além de outros movimentos. Enfatiza-se que há locais que estão em condições difíceis porque o serviço feito no local em 2022 foi ótimo, mas, por 2023 ter sido um ano que choveu bastante, o crescimento do mato tomou conta da estrada. Frisou que requer a limpeza das margens dentro do que for responsabilidade da prefeitura para que todos fiquem com seu direito de ir e vir sem nenhum tipo de risco ou complicações.
96/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer a reforma de dois mata burros: o primeiro da estrada do Sr. Antonio Leite de Faria que dá acesso ao sítio do Sr. conhecido como Lazão, próximo da Sra. Dalva; e o segundo na propriedade do Sr. Joaquim Medeiros. O presente requerimento se justifica, pelo fato de ter ocorrido acidente e as travessas do mata burro se quebraram.
81/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE FAZENDA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (NIVALDO ESTEVAM) Requer sejam feitos os esforços necessários no sentido de realizar a limpeza no entorno da antiga escola, dentro da quadra, e também no entorno do PSF do Bairro Chapadão.
69/2023 / AO CHEFE DO SETOR DO SETOR DA USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DE LIXO Requer seja verificada a possibilidade de cortar algumas palmeiras da Avenida Otávia Augusta que se encontram ocas e muito altas, havendo riscos de cair em algumas residências causando danos materiais, bem como, machucar os moradores dessas residências. É importante enfatizar a beleza das palmeiras, mas, os riscos que as mesmas podem oferecer da forma que estão são maiores.
66/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja verificada a possibilidade de utilizar herbicida adequado para a limpeza das margens da estrada do Chapadão, caso não seja possível, que sejam disponibilizados servidores para fazer a roçada das referidas margens. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, que há algum tempo foi realizado um ótimo serviço de limpeza no local, porém o mato está crescendo novamente, e daqui há alguns dias a máquina estará fazendo a manutenção das estradas, e caso não seja realizada a limpeza das margens, a estrada ficará suja, visto que a máquina irá alcançar o mato em questão.
45/2023 / À DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS, LAZER, ESPORTE E TURISMO Requer tendo em vista, que os atletas do time de futebol da categoria sub-17 estarão disputando campeonato em São Sebastião do Paraíso, e que os mesmos, além do responsável por eles não tem condições de custear transporte, ida e volta e nem a matrícula para participar do referido campeonato, seja verificada a possibilidade de ceder transporte para tais atletas, bem como, de custear a matrícula mencionada, pois, entende-se que é um incentivo para estes atletas que gostam de futebol. Sugere-se que também acompanhe tais atletas o treinador Dalvan.
37/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer manutenção de ponte que está com buraco, localizada na propriedade do neto do Sr. Domingo Lúcio sentido residência do Sr. Fábio. Justifica-se o presente requerimento, pelo fato de o proprietário do local estar necessitando realizar algumas obras em sua propriedade e não tem como passar pela ponte com caminhão carregado de material de construção.
32/2023 / AO EXECUTIVO Requer seja verificado junto ao chefe do setor de máquinas, a possibilidade de limpar as margens da estrada principal do Bairro Chapadão usando herbicida adequado, antes que o mato cresça e o trabalho seja maior. Tendo justificado que há algum tempo tais margens foram limpas e que o serviço ficou ótimo, pois, fazia muitos anos que não efetuavam um serviço conforme foi feito, porém, o mato começou a crescer novamente e não se sabe se podem utilizar herbicida enquanto o mato está menor, porque se deixarem crescer irão gastar muitos serviços para a limpeza conforme gastaram anteriormente, mas, se puder usar o herbicida nas margens da estrada antes que os galhos virem madeira para não necessitar ser roçada, desta forma a estrada volta a sua abertura normal, porque a brachiaria cresceu, o mato está crescendo e está fechando a mesma. Frisado ainda, que já não é mais barranco e por isso, não tem mato grande e então entende que um herbicida correto seria ideal.
20/2023 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer que assim que haver tempo disponível, tendo em vista, o excesso de serviço, devido ao período chuvoso, seja colocado o mesmo cascalho que já utilizado, ou o outro material também já utilizado, onde havia encravadores na estrada principal do Bairro Chapadão. Requer ainda, sejam colocados o cascalho ou este material na subida antes de chegar à antiga Escola José Dias e em alguns outros pontos menores da estrada principal.
08/2023 / AO EXECUTIVO Requer seja verificada a possibilidade de mudar as aulas de capoeira para o Clube Municipal ou para o Poliesportivo. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, reclamações de que no CRAS, onde as aulas são ministradas atualmente, está muito escuro. Caso não seja possível efetuar a mudança para estes locais, requer seja verificado junto a Coordenadora do CRAS, as condições de iluminação do local onde as aulas são ministradas atualmente. Ressalte-se ainda, que este vereador recebeu informações de que quando chove, para que as aulas possam ser ministradas, o professor necessita utilizar de materiais para secar a sala, e após iniciar as referidas aulas. Requer também, seja verificada a questão das goteiras existentes na sala mencionada.
07/2023 / AO EXECUTIVO Requer seja solicitado ao setor competente, que realize serviço de retirada de cipó que está atravessanto a fiação elétrica localizada na Rua Auristela Vasconcelos Horta, fazendo com que os fios se unam, soltando faíscas, havendo riscos de acidentes, tanto para quem trafega no local, quanto para os moradores daquela via.
122/2022 / AO EXECUTIVO Requer sejam feitos os esforços necessários, e sejam tomadas providências para a realização de operação tapa buracos em trecho próximo da loja da Sra. Terezinha Deró, o qual foi aberto para construção de rede de esgoto, uma vez que quando chove e os moradores próximos trafegam pelo local, levam lama para dentro de suas residências. Os demais vereadores concordaram com os argumentos do vereador Ernane Dias, ressaltando que o espaço é pequeno, que o serviço é feito com rapidez e terá custo baixo ao município.
118/2022 / AO ELETRICISTA DO MUNICÍPIO Requer seja realizada a troca das lâmpadas de alguns refletores da quadra do Bairro Chapadão. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, que as atividades e jogos na referida quadra voltaram a ser realizados e foi possível observar a necessidade desta troca.
112/2022 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer construção de caixa seca na propriedade do cidadão conhecido como Manoel do Artulino, tendo em vista, que toda a água da estrada escoa para a referida propriedade. É importante ressaltar que o Sr. Manoel gostaria que esta caixa seca fosse construída as margens da estrada, e que se for necessário o cidadão inclusive custeia o óleo, porque além da caixa seca há outro serviço que necessita ser feito na propriedade.
111/2022 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer a manutenção, ou que construam novamente o passador na propriedade do Sr. Wender de Oliveira conhecido como Toquinho, ou ainda, que o tampem, porque devido ao tempo chuvoso está complicado o tráfego de veículos pequenos pelo local. Lembrando que caminhões estão trafegando pela referido passador com grande quantidade de peso, o que possivelmente pode estar causando o desgaste do mesmo.
106/2022 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer sejam feitos os estudos necessários e se possível sejam construídos os seguintes quebra molas na Rua Prefeito Lázaro Marques Queiroz: Em frente à residência do Senhor Edson Alves da Silva e Antonio Carlos da Cunha Junior (Juninho da Darque). O presente requerimento se justifica, tendo em vista, a alta velocidade em que os veículos trafegam pela referida Rua, fato este que inclusive este vereador presenciou. É importante ressaltar que esta solicitação se dá, tendo em vista, pedido dos moradores acima mencionados.
102/2022 / AO EXECUTIVO Apresenta modelo de “Programa Bolsa Atleta” (auxílio financeiro), para que com sensibilidade, junto ao setor de esportes e a procuradoria jurídica deste município, possa ser estudada a possibilidade e a legalidade de o referido Programa ser implantado no município de Fortaleza de Minas-MG, o qual muito acrescentará ao esporte municipal.
99/2022 / AO EXECUTIVO Requer a limpeza de todo o curso do Córrego Quim Brito devido ao mau cheiro ocorrido pela falta de chuvas. Por sugestão da vereadora Cida Queiroz requer também a limpeza de todas as bocas de lobo da cidade que estão cheias de sujeiras antes que comece as chuvas visando evitar problemas, bem como, a limpeza das calçadas e sarjetas de todas as vias.
95/2022 / AO EXECUTIVO Requer a limpeza em todo curso do Córrego Quim Brito, pois, devido ao tempo seco, no final do dia exala mau cheiro, tendo em vista, o material/detrito que permanece parado dentro do Córrego. Sugere-se que dentro das possibilidades, seja construída caixa seca no final do Córrego citado para armazenamento dos detritos, os quais poderiam ser retirados semanalmente ou quinzenalmente, visando também a limpeza da mesma.
87/2022 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer caso haja condições, seja levada até o Bairro Chapadão por dois ou três dias, a equipe que está trabalhando na limpeza urbana, para que possam realizar limpeza das margens da estrada principal do referido Bairro. O presente requerimento se justifica, visando facilitar quando forem fazer o serviço de manutenção da estrada principal com máquina, pois, assim o mato das margens já estará mais seco e não formará montes grandes de entulho na beira da estrada.
85/2022 / AO EXECUTIVO Requer se possível sejam feitos investimentos maiores pela própria administração municipal nos lotes localizados na entrada da cidade, os quais já possuem condições de serem construídas residências, para que seus proprietários possam dar inícios nas referidas construções. Por sugestão do vereador Ryan Silva, até que seja regularizada pendência junto a COPASA, em relação ao novo loteamento, que o executivo possa dar início na infraestrutura dos locais onde já existe a possiblidade de se construir.
70/2022 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja feitos os esforços necessários para realização de cascalhamento na estrada em frente a propriedade do Sr. Everaldo Gonçalves, e entre as propriedades do Sr. João Calixto e Sr. Quinzuca, tendo em vista, este vereador ter sido procurado por cidadãos que moram nos locais acima citado, tendo em vista ainda, a dificuldade no tráfego de veículos escolares, de grande porte que transporta frangos, e veículos populares.
57/2022 / A DIRETORA DO SIAT DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA DE MINAS Requer informações sobre a emissão de notas fiscais de produção de soja de fazendas localizadas no município de Fortaleza de Minas, em especial de determinada colheita que está sendo realizada no Bairro Chapadão. Em caso negativo, requer sejam tomadas as providências necessárias para que a fazenda onde estão realizado a colheita da soja, que pertence ao município de Fortaleza de Minas, sejam legalmente informada de que as notas fiscais desta produção devem ser tiradas no SIAT fortalezense, e desta forma os impostos devidos seram recolhidos para os cofres públicos, melhorando a economia municipal.
52/2022 / EXECUTIVO Requer informações se as roçadeiras laterais, as quais, limpam as margens das estradas estão funcionando. Em caso afirmativo, requer seja realizado esse serviço em vários pontos das estradas rurais do município. Tendo em vida, que este vereador ao vir de sua residência para a cidade observou que em vários pontos da estrada principal do Bairro Chapadão, há necessidade de aguardar veículo que vem em sentido contrário passar, para após dar seguimento na viagem, pois, o excesso de mato está fechando muito a estrada. É importante enfatizar que há cidadãos do Bairro acima citado, que fazem trabalho de roçada destas margens, porém, deve ser verificada a legalidade para a possível contratação destas pessoas e realização deste serviço.
47/2022 / DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS, LAZER , ESPORTE E TURISMO D Requer seja realizada manutenção geral do Estádio Tio Veio e Beira Rio, visto que, são cartões postais do Município, tendo salientado que com as devidas manutenções poderão promover mais o esporte aos Fortalezenses e permitir a realização de campeonatos com o empréstimos destes Estádios aos atletas da região.
40/2022 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja feita limpeza das margens/roçada na estrada sentido Jacuí, no trecho localizado mais especificamente próximo da propriedade do Sr. Nicomedis. Tendo em vista, que com os ventos o capim invadiu a estrada, atrapalhando a visão de quem trafega na mesma. Sugerido pelo VEREADOR ERNANE MOREIRA DIAS, fosse requerido também a realização deste serviço na estrada sentido Morro do Níquel, em especial, próximo da propriedade do Sr. Robson de Paula Silva (Robinho).
24/2022 / AO ENGENHEIRO DO MUNICÍPIO Requer seja realizada visita na Quadra de Esportes Municipal, do Bairro Bom Jesus, tendo em vista, desabamento de barranco próximo da mesma. Requer seja feito o trabalho necessário para conter este problema de possível construção de muro de arrimo. Requer ainda, seja verificada as condições da iluminação da quadra acima mencionada, e seja realizada a substituição das lâmpadas queimadas, e a colocação de lâmpadas onde for necessário. O Presente requerimento se justifica, tendo em vista, o início das aulas, havendo grande movimentação de crianças no referido local, objetivando ainda, evitar futuros acidentes, se justifica também pelo fato de que alguns cidadãos procuram a quadra para prática de jogo de futebol sendo impossível tal prática devido a falta de iluminação.
19/2022 / AO EXECUTIVO Requer seja realizada manutenção com a máquina patrol no trecho conhecido como \"Estrada do Morro do Níquel\".
05/2022 / AO EXECUTIVO Requer que dentro das possibilidades do município, sejam realizadas contratações de médicos pediatra e endocrinologista para que sejam realizadas consultas ao menos uma vez ao mês, visto que grande parte da população necessita dos atendimentos destes profissionais.
04/2022 / AO EXECUTIVO Requer seja realizada limpeza/roçada no entorno da antiga Escola e da Quadra localizadas no Bairro Chapadão. Requer ainda, sejam feitos os esforços necessários para a volta do atendimento odontológico, e as demais especialidades que podem ser realizadas no referido Bairro.
201/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja realizada a manutenção da grama do Estádio Tio Veio, tendo em vista, estar muito alta.
196/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja verificada a possibilidade de implantar novamente o CRAS o Projeto de Atendimento da Terapeuta Ocupacional. Justifica-se o presente requerimento, tendo em vista, a importância que este tratamento traz para a população fortalezense.
191/2021 / AO EXECUTIVO Requer que assim que possível, seja feita a substituição do manilhamento localizado próximo do comércio do Sr. Gilmar no Bairro Chapadão. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, o fato de o manilhamento existente não estar comportando a quantidade de água que escoa pelo mesmo, a qual desce do Bairro Catirinos, e a cada vez que a água escoa pelo local a terra desce, e se não solucionarem o problema daqui a alguns dias trafegará apenas veículos pequenos. Requer ainda, seja verificada a possibilidade de liberação de cascalho pela empresa Olivina Azul, para que seja realizado trabalho de cascalhamento dos trechos mais críticos ao menos da estrada principal do Bairro Chapadão.
187/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja verificada a possibilidade de regularizar a quadra de esportes do Bairro Bom Jesus, tendo em vista, a falta de energia do local, bem como, o portão que está quebrado. O presente requerimento se justifica, visando atender solicitação dos munícipes, uma vez que irá começar os jogos e esta manutenção será ótima para os jovens e as crianças usufruírem do local. Requer também, a manutenção da quadra do Bairro Nossa Senhora Aparecida.
186/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja verificada a possibilidade e sejam feitos os esforços necessários no sentido de conceder abono natalino a todos os servidores públicos municipais.
176/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja verificada a possibilidade de realizar transporte de alunos dentro da cidade, de forma gratuita, ou até mesmo, que o município entre com contrapartida junto ao responsável pelo atual transporte particular, visto que, muitos são carentes e encontram dificuldades para efetuar este pagamento
168/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer que assim que possível, seja feita a manutenção dos pontos mais críticos da estrada principal do Bairro Chapadão, bem como, na estrada sentido Morro do Níquel. O presente requerimento se justifica, pois, com as chuvas os motoristas estão tendo dificuldades para trafegar por tais trechos.
154/2021 / A DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS, LAZER, ESPORTE E TURISMO Requer seja encaminhada a esta casa de Leis, relação das modalidades esportivas que voltaram a ser realizadas pelo município. Sugere-se caso ainda não tenha sido implantado, que possam iniciar atividades de capoeira e futebol de salão, por entender que havendo mais atividades, as crianças e adolescentes se dedicam ao esporte e deixam de lado outras situações erradas.
150/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE USINA DE TRIAGEM E RECICLAGEM DE LIXO Requer a construção de quebra molas próximo da Igreja Nossa Senhora Aparecida, em frente a residência do Sr. Marão. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, recebimento de várias ligações, pois, algumas pessoas permanecem naquele local, e os veículos têm trafegado por lá em alta velocidade.
149/2021 / AO EXECUTIVO Requer sejam feitos os esforços necessários no sentido de construir mata burro na descida da Catuaí, sentido João Baquião. É importante informar que a madeira para esta construção será cedida pela Fazenda Catuaí, necessitando apenas de mão de obra da prefeitura. Justifica-se o presente requerimento em face das dificuldades enfrentadas pelos cidadãos que trafegam pelo local, inclusive tendo que descer do veículo para conseguir passar, visto que a estrada está cascalhada e fica perigosa.
125/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer a elaboração de projeto de alargamento da estrada principal do Bairro Chapadão, para melhor escoamento de sua produção, incentivando e ampliando também as atrações e/ou pontos turísticos que existem no referido Bairro. Enfatiza-se que a estrada em questão é bastante movimentada, dá acesso a rodovias além de outros locais como, por exemplo, a Estância Água Azul, Clube Termópolis, e Quinta dos Camargo. Ressalte-se que o Bairro tem produções diversas, e várias pessoas vão em busca de produtos e de conhecimentos de modo geral.
123/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer a construção de dois mata burros no Bairro Fundão, o primeiro na antiga propriedade do Sr. João Vitalino, que hoje pertencente ao Sr. Francisco, e o segundo, na propriedade José Laércio. É importante informar que parte da madeira será doada por estes cidadãos.
111/2021 / AO EXECUTIVO Requer a construção de rampas para cadeirantes nos seguintes pontos: 1 - Primeira porta lateral de entrada da Igreja da Matriz, pois, somente esta porta está sendo aberta neste período de pandemia. Ressalta-se que o intuito de implantar a rampa neste local, é facilitar para todos que queiram participar das celebrações; 2 - Entrada do velório municipal, em frente a porta principal; 3- Em frente ao portão da Escola Municipal Professora Alzira Álvares, localizado na subia Rua Guilhermina Álvares Dimas, tendo em vista, que no portão do lado de baixo existe apenas escadaria que dá acesso ao segundo andar, e o intuito da rampa é facilitar o acesso de pessoas por aquele local.
107/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer a construção de mata burro na propriedade do cidadão conhecido como \"Tião Tulicão\", especificamente na divisa com o município de Pratápolis, próximo da ponte do Rio Santana. É importante ressaltar que o cidadão irá ceder madeira para tal construção. Requer também, a construção de mata burro na divisa de propriedades dos Senhores Paulo Nerci de Carvalho e Junior de Amâncio.
104/2021 / AO EXECUTIVO COM CÓPIA AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO REITERA REQUERIMENTO Nº 69/2021, o qual requer seja feita a substituição de lixeira no Bairro Areias, localizada próxima da entrada do Sítio do Sr. Juventino e Dona Aparecida, tendo em vista, que a existente no local foi quebrada. Solicita também, que após a substituição desta lixeira, seja estudada a possibilidade de prender utilizando cimento, ou então, cercar em volta da mesma, pois, a referida lixeira cai com frequência, e ao prendê-la irá prolongar sua durabilidade. Tendo ressaltado que muitos moradores próximos do local depositam lixo no local.
97/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer EM REGIME DE URGÊNCIA, a manutenção de mata burros, no Bairro Catirinos, especificamente descendo para a propriedade do Sr. Gilmar. O presente requerimento se justifica, visto o fato de ter caído veículo no referido mata burro quebrando toda lateral do mesmo. Justifica-se ainda, devido ao grande movimento no local.
91/2021 / AO EXECUTIVO COM CÓPIA AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer que após a liberação de cascalho pela antiga Empresa Morro do Níquel, seja realizado cascalhamento, na subida da ponte, e em outros pontos da estrada do Bairro Chapadão. O presente requerimento se justifica, tendo em vista, a necessidade da realização deste serviço, visando melhorar o tráfego de veículos por estes locais.
85/2021 / AO ENGENHEIRO DO MUNICÍPIO, SR. JOSÉ GERALDO DA SILVA Requer seja realizado levantamento no local conhecido como \"Bairro Sítio Rotatória\", visando atender solicitação dos moradores do local, no intuito de conseguir junto a deputados, recursos financeiros para asfaltamento daquele local. Requer que neste levantamento conste o que é necessário para tal asfaltamento, e de que forma será feito o mesmo, pois, com tais dados, os moradores terão mais informações ao ir em busca do referido recurso para esta obra.
79/2021 / CHEFE DO SETOR DE USINA DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM DE LIXO DO MUNICÍPIO Requer seja utilizado caminhão pipa para jogar água em trecho próximo da Loja da Terezinha Deró e Mercearia Souza, tendo em vista o excesso de poeira, uma vez que o tráfego de veículos pelo local aumentou. Requer também seja realizado este serviço no trecho compreendido entre a Rua Antonio Marcelino Ribeiro e a Avenida Otávia Augusta, mais especificamente, atrás da residência do cidadão Fernando Meleiro.
69/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja feita a substituição de lixeira no Bairro Areias, localizada próxima da entrada do Sítio do Sr. Juventino e Dona Aparecida, tendo em vista, que a existente no local foi quebrada. Solicita também, que após a substituição desta lixeira, seja estudada a possibilidade de prender utilizando cimento, ou então, cercar em volta da mesma, pois, a referida lixeira cai com frequência, e ao prendê-la irá prolongar sua durabilidade. Tendo ressaltado que muitos moradores próximos do local depositam lixo no local.
68/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS DO MUNICÍPIO Requer seja encontrada melhor forma de regularizar, e fazer a manutenção das roçadeiras pertencentes ao município no intuito de realizar o trabalho de limpeza das margens das estradas, não somente do Bairro Chapadão, mas também, de várias outras estradas rurais. Tendo esclarecido que a máquina está fazendo a manutenção das estradas, porém, as mesmas vem sendo fechadas pelo excesso de mato em suas margens, e que falta mesmo é a limpeza das laterais das referidas estradas. Justifica-se o presente requerimento, em face de diversas reclamações neste sentido.
67/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja encontrada melhor forma de regularizar, e fazer a manutenção das roçadeiras pertencentes ao município no intuito de realizar o trabalho de limpeza das margens das estradas, não somente do Bairro Chapadão, mas também, de várias outras estradas rurais. Tendo esclarecido que a máquina está fazendo a manutenção das estradas, porém, as mesmas vem sendo fechadas pelo excesso de mato em suas margens, e que falta mesmo é a limpeza das laterais das referidas estradas. Justifica-se o presente requerimento, em face de diversas reclamações neste sentido.
31/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja encontrada solução, e seja construída pista de caminhada em espaço próximo ao poliesportivo, no intuito de evitar que as pessoas façam caminhada no asfalto, eliminando riscos oferecidos às mesmas uma vez que os veículos que trafegam pelo local andam em alta velocidade podendo ocasionar acidentes.
30/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS Requer seja instalada no Bairro Catirinos, a lixeira de pequeno porte utilizada antes de construir uma maior, a qual se encontra sem uso localizada próxima da guarita. Sugere-se seja colocada próxima da figueira, ou então, que verifiquem um local apropriado, tendo em vista, que no Bairro Catirinos existem vários moradores próximos um do outro, e a instalação desta lixeira será muito viável.
14/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS Requer seja disponibilizado veículo visando transportar os cidadãos do Bairro Chapadão e demais bairros rurais para atendimento com o médico psiquiatra, ao menos uma vez por mês em Fortaleza de Minas. É importante frisar que já foi encaminhado requerimento a diretora do departamento de saúde, solicitando sejam disponibilizadas vagas para este atendimento, caso isso ainda não esteja ocorrendo. Ressalte-se ainda, que também foi solicitado ao departamento acima mencionado fosse firmada parceira junto ao setor de transportes, visando a liberação de veículo para transportar estes pacientes, no intuito de atender as necessidades dos mesmos, de forma que o veículo do município possa transportar um grupo de pessoas do mesmo bairro, numa mesma data, para melhor aproveitamento tanto a data da consulta quanto o transporte.
13/2021 / DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE Requer requerer sejam disponibilizadas vagas para atendimento com o médico psiquiatra para os moradores do Bairro Chapadão e demais bairros rurais do município, caso isso ainda não esteja ocorrendo. Requer ainda, seja verificado junto ao setor de transportes, a possibilidade de firmarem parceria visando a liberação de veículo para transportar estes pacientes, no intuito de atender as necessidades dos mesmos. Requer também, seja solicitado às agentes de saúde, que caso os pacientes relatem a necessidade do referido atendimento médico, que as mesmas possam fazer o agendamento, de forma que o veículo do município possa transportar um grupo de pessoas do mesmo bairro, numa mesma data para melhor aproveitamento tanto da data da consulta quanto o transporte.
12/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS Requer seja realizado o corte dos galhos das árvores da Praça São Miguel, os quais estão ultrapassando a fiação elétrica. É importante informar que no local existe fio provavelmente de telefone que se arrebentou possivelmente devido aos referidos galhos.
11/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS REQUERIMENTO Nº 11 - PRESIDENTE DA CÂMARA, VEREADOR FRANCISCO RONIVALDO RODRIGUES - AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINAS - Requer que após a liberação de cascalho pela Empresa Morro Azul, seja feito estoque/depósito deste material próximo da antiga Escola do Bairro Chapadão, visando facilitar os trabalhos, para não ter que ficar transportando cascalho até o referido Bairro quando houver necessidade.
09/2021 / AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINA DO MUNICÍPIO AO CHEFE DO SETOR DE MÁQUINA DO MUNICÍPIO - Requer seja realizada a limpeza das margens da estrada principal do Bairro Chapadão inicialmente usando o herbicida legalmente adequado, e finalizando o trabalho de forma tradicional com roçadeira.
08/2021 / AO EXECUTIVO Requer seja realizada a limpeza das margens da estrada principal do Bairro Chapadão, inicialmente usando o herbicida legalmente adequado, e finalizando o trabalho de forma tradicional com roçadeira.
07/2021 / AO EXECUTIVO Requer sejam realizados os estudos necessários no sentido de encontrar forma de retirar de parte da pista da Rodovia Azarias José Lemos, a areia que lá permanece após o escoamento da água das chuvas, dessa forma, trazendo segurança tanto para os motoqueiros e motoristas, quanto para os diversos cidadãos que também utilizam-se do local para a prática de caminhada.